Grupo Facholi - Produto

ARTIGOS TÉCNICOS

   Integração Lavoura – Pecuária

Eng Agr Odinir Liberati Vieira - Especialista em Produção de Ruminantes.

O plantio de lavouras visando a redução dos custos de formação de pastagem não é uma técnica recente. A novidade está na combinação de diversos métodos como o SPD (Sistema de Plantio Direto) com produção de bovinos, conhecido como Integração Lavoura-pecuária. Mais recentemente o sistema tem agregado a silvicultura, na busca da sustentabilidade e do aumento de renda à atividade agropecuária.

O termo sustentabilidade consolidou-se com a Conferência Mundial ECO 92, realizada no ano de 1992 no Rio de Janeiro, e com ele outras preocupações mundiais vieram à tona, como a elevação mundial de emissão de CO2. Daí surgiram algumas propostas para minimização das emissões de gás de efeito estufa e até o sequestro de carbono da atmosfera, dentre elas o  programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), sendo a Integração Lavoura-pecuária a técnica que melhor se adapta à Agricultura de Baixo Carbono.

Com a ILP ocorre uma intensificação do uso do solo de maneira sustentável. Para a implantação do sistema, o planejamento das glebas deve ocorrer previamente, uma vez que sempre haverá uma gleba com produção de grãos e outras com diferentes estágios de utilização como pastagem.

Os benefícios do sistema de  ILP vão  além do  aumento da renda da propriedade, normalmente ocorre uma melhora de todos os indicadores produtivos, como o aumento da fertilidade do solo, da disponibilidade de forragem, incremento na produção de grãos e biomassa, promovendo ganhos ambientais e sequestrando  o carbono da atmosfera.

Estudos de vários autores apontam para o potencial do sistema de Integração Lavoura Pecuária na mitigação das emissões de gases de efeito estufa, observou-se que o sequestro do carbono está relacionado com a presença de forrageiras tropicais aos sistemas de produção, notadamente as braquiárias são as forrageiras que mais se adaptam ao sistema.

A introdução das sementes de forrageira ocorre de diversas maneiras, podendo ser introduzida durante o plantio no arroz,  nas entrelinhas da cultura do milho e até no final do ciclo da cultura da soja. Mas o sistema  não pode ser adotado sem o  planejamento prévio, pois a implantação sem a adoção de preceitos corretos podem incorrer em insucesso.

 

 

Grupo facholi Rua Arnaldo Lozano Gonçalves, s/n Vila Adorinda | Santo Anastácio - São Paulo | Brasil Teleone Grupo facholi+55 18 3263-9000