Grupo Facholi - Produto

ARTIGOS TÉCNICOS

   Suplementação com leveduras

Dr. Moyses Calixto Junior

A inclusão de Saccharomyces cerevisiae em dietas de animais em pastejo tem por objetivo principal o aumento da digestibilidade da fração fibrosa, devido ao estimulo das bactérias celulolíticas como também gerar maior fluxo microbiano ao intestino.

Como principais efeitos das leveduras (Saccharomyces cerevisiae) no rúmen de bovinos, tem-se a ampliação do número total de bactérias, principalmente aquelas que degradam celulose, aumento da degradação da parede celular, estabilização do pH ruminal e maiores rendimentos microbianos, resultando em aumento do consumo e melhoria no desempenho.

Um mecanismo para explicar o efeito benéfico do uso de leveduras na alimentação animal está intimamente relacionado com retirada de oxigênio do ambiente ruminal. No rúmen, as leveduras são capazes de realizar a respiração e consumir esse gás no processo. Há algumas bactérias ruminais, principalmente aquelas que degradam celulose, que são altamente sensíveis até mesmo as baixas concentrações de O2. A presença de O2 no rúmen também pode prejudicar a aderência das bactérias ao seu substrato, diminuindo a degradação do alimento.

Untitled-1 Suplementação com leveduras

Outro resultado proposto para o uso de leveduras vivas é o aumento do número de bactérias totais, especialmente aquelas celulolíticas e as utilizadoras de ácido lático, acarretando aumento do fluxo de proteína microbiana para o intestino dos animais.

A ação desses dois mecanismos metabólicos concomitantemente é o fator que pode atuar no aumento da digestibilidade da fração fibrosa da dieta total. A retirada do oxigênio e melhor crescimento de bactérias celulolíticas, além do aumento da aderência destas ao substrato produzem condições favoráveis para o aumento da degradação da fibra (Figura 2).

Untitled-2 Suplementação com leveduras

A Potensal apresenta o produto “Potenmix Desmama” (Figura 1), na qual apresenta em sua formulação a levedura “Saccharomyces cerevisiae”. Produto indicado para bezerros recém-desmamados com o objetivo de estimular o consumo de pasto, haja visto, que a desmama normalmente é realizada no início do período seco do ano onde as pastagens apresentam baixa qualidade nutricional. Trabalhos realizados denominados como “Provas de Resultados” com o produto “Potenmix Desmama” com bezerros recém-desmamados, em diversas fazendas, foi obtido desempenhos na ordem de 0,3 – 0,5 Kg/dia. Resultados estes, considerados bastantes satisfatórios levando em consideração o período do ano (início da seca) e o estresse animal após o desmame. Potenmix Desmama é um Suplemento proteico com 20% de proteína bruta enriquecido com as vitaminas A, D e E, e com probiótico “saccharomyces cerevisiae”.

Grupo facholi Rua Arnaldo Lozano Gonçalves, s/n Vila Adorinda | Santo Anastácio - São Paulo | Brasil Teleone Grupo facholi+55 18 3263-9000