Grupo Facholi - Produto

ARTIGOS TÉCNICOS

   Suplementação com “MOS”: Bezerros mais pesados e saudáveis

Dr. Moyses Calixto Junior

Os prebióticos (MOS) são ingredientes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente o crescimento e/ou atividade de uma ou um número limitado de espécies bacterianas no cólon. Este efeito pode ser benéfico na prevenção de casos de diarréia, visto que estudos sugerem um importante papel na microflora intestinal na resistência às doenças entéricas, seja por infecção viral ou por colonização de bactérias patogênicas no trato gastrointestinal. Além disso, alguns prebióticos modulam a resposta imune, aumentando os níveis séricos e intestinais de imunoglobulinas em resposta a patógenos, podendo auxiliar na prevenção de quadros de diarréia.

A diarréia resulta em má absorção intestinal de nutrientes, levando a queda na taxa de crescimento. Em quadros graves, a má absorção intestinal pode se manter por longos períodos, podendo ocasionar lesões irreversíveis, reduzindo a conversão alimentar e ocasionando baixo desempenho durante toda a sua vida produtiva.

Os patógenos utilizam fímbrias para adesão à mucosa intestinal, que ocorre através dos receptores constituídos de mananos. Assim sendo, os mananoligossacarídeos (MOS) adicionados à dieta podem aderir às fímbrias bacterianas, bloqueando adesão das bactérias à superfície intestinal (Figura 1).

iamgem-1 Suplementação com "MOS": Bezerros mais pesados e saudáveis

 

Rabassa et al. (2011) fez um trabalho bastante interessante com bezerras da raça Holandesas, categoria altamente susceptível à doenças (diarréias), com peso médio de 53,75 Kg e idade média de 15 dias, na qual os animais foram divididos uniformemente em dois grupos: Grupo MOS (GMOS) e Grupo Controle (GC). Os animais do GMOS apresentaram ganho de peso médio diário (GMD) de 695 g/dia e os do GC de 574 g/dia, durante um período de 35 dias de avaliação. Pode-se considerar que o resultado foi bastante satisfatório, com um incremento de ganho de peso (GMD) na ordem de 21,0 %.

 

Pode-se suportar que a suplementação com prebiótico (MOS) auxilie no equilíbrio da microflora intestinal de bezerros, bem como no estabelecimento de uma resposta imune efetiva contra patógenos entéricos, prevenindo quadros de diarréia e suas consequências metabólicas.

imagem-2-292x300 Suplementação com "MOS": Bezerros mais pesados e saudáveis

Por todos os benefícios apresentados com a suplementação do prebiótico, a empresa “Potensal” apresenta em seu portfólio o produto “Potenmix Creep” (Figura 2). Este produto apresenta em sua formulação o prebiótico “mananoligossacarídeos (MOS)” para prevenção de distúrbios metabólicos e diarréias, proporcionando assim, maior crescimento e desempenho de bezerros em fase de aleitamento.

 

Potenmix Creep: Suplemento proteico energético indicado para suplementação de bezerros e bezerras durante a fase de aleitamento.

Grupo facholi Rua Arnaldo Lozano Gonçalves, s/n Vila Adorinda | Santo Anastácio - São Paulo | Brasil Teleone Grupo facholi+55 18 3263-9000