Sistema de produção “Potensal” em novilhas precoces Nelore aumenta a prenhez e eleva a produtividade do rebanho

Local: Centro de Pesquisa e Teconolgia – Potensal Nutrição Animal
Município: Santo Anastácio-SP
Departamento Técnico – Potensal
Departamento Desenvolvimento e Tecnologia de Produtos – Potensal

Instalação e Método
O ensaio experimental foi realizado no “Centro de Pesquisa e Tecnologia” da empresa “Potensal – Nutrição Animal” localizada no município de Santo Anastácio-SP.
Foram utilizados 32 novilhas da raça Nelore, com peso médio inicial de 203,36 Kg. O experimento teve início no dia 30/03/2017 com os animais recém-desmamado com o término no dia 10/05/2018, perfazendo um período total de 405 dias.
Os animais foram mantidos em pastagem de Brachiária brizantha cv. Piatã em sistema de pastejo rotacionado, com 7 dias de ocupação e 21 dia de descanso, perfazendo um total de 4 piquetes de 2 hectares cada, totalizando a área de 8 hectares. Na área experimental foi realizada adubação de manutenção (calcário, fósforo, potássio) e 150 kg de nitrogênio/hectare dividido em 3 parcelas de 50 kg.
Na praça de alimentação, dispunha de 4 cochos eletrônicos “Alimentadores Intergado” com acesso de 8 animais/cocho. Com a utilização dos cochos eletrônicos, foram coletados inúmeros dados individualizados por animal, como o consumo de suplementos e comportamento animal.
Os animais foram suplementados com 2 tipos de produtos “Potenmix Desmama” e “Potenmix Proteico”. O “Potenmix Desmama” foi fornecido no 1º período (112 dias) e “Potenmix Proteico” no segundo período (293 dias), conforme o modelo de sistema de produção, ou seja, da desmama à IATF.

 

 

 

Conclusão do Sistema

√ Com o sistema de produção utilizando suplemento proteico na seca e suplemento proteico nas águas, obteve-se o índice de prenhez de 75,0%, mostrando ser um sistema extremamente lucrativo e eficiente.

√ Com o sistema de produção utilizando suplemento proteico na seca e suplemento proteico nas águas, novilhas Nelore atinge a idade para IATF aos 16 meses de idade com 300 kg de peso corporal.

√ O sistema de reprodução de novilhas precoces mostra inúmeras vantagens dentro do sistema de produção: redução de uma categoria improdutiva, aumento no faturamento com a venda de bezerros, aumento do faturamento com a venda de vacas de descarte, possibilidade de melhoramento genético do rebanho com maior rapidez.

Imagem 1: Início do experimento (30/03/2017):

Imagem 2: 1º Diagnóstico de prenhez  (19/03/2018):