Escore de fezes, o "fuxiqueiro" do confinamento!

Rafael Barreiros Samensari –

Na operação do confinamento, existem alguns indicadores que nos mostram falhas e acertos, e sem dúvida, o escore de fezes é um dos principais, pois se trata de uma forma prática, rápida e gratuita para avaliar a saúde ruminal dos animais, agilizando assim a tomada de decisão, pois conseguimos monitorar diariamente se o planejamento nutricional está sendo cumprido com eficiência.

O escore de fezes é dividido em notas de 1 à 5, onde a nota desejada é a 3, com fezes pastosas, marrom esverdeada, sem odor e com poucos ou nenhum grão aparente, e qualquer variação indica que as coisas não estão como esperado. A nota 1 é para diarreia, e mostra que os animais estão com alguma desordem digestiva, principalmente devido a diminuição da concentração de fibra ou aumento de concentrado na dieta, enquanto isso, a nota 5 é representada por fezes aneladas, ressecadas, e pode indicar baixo consumo, excesso de fibra longa ou aumento da matéria seca do volumoso. Outras características como odor e coloração enriquecem a avaliação, principalmente em casos mais extremos.

Devemos lembrar também que a qualidade da água, escore de leitura de cocho, e histórico do consumo podem nos ajudar a tirar melhores conclusões sobre possíveis distúrbios.