Importância do manejo racional dos bovinos

O trabalho com bovinos é uma atividade de risco, pois lidamos com animais de força e peso superiores aos de uma pessoa. Por isso o “Manejo Racional dos Bovinos” é baseado no comportamento dos animais, visando maior segurança para as pessoas e o gado, resultando em maior eficiência na atividade do curral e diminuindo o estresse do rebanho e das pessoas envolvidas no trabalho da lida. O ponto chave na execução de um manejo racional é a mudança de atitude, não existe um modelo pronto a ser seguido, pois cada fazenda tem suas particularidades e situações que necessitam de um manejo específico. Porém existem alguns princípios de trabalho que podem ser seguidos, avaliando cada situação, usando a racionalidade.

É importante buscar sempre a segurança dos animais, não só por questões éticas, mas também por serem unidades de produção, e a base de toda atividade pecuária. Não faz sentido, após todo investimento de tempo e dinheiro, colocarmos este capital em risco em minutos, devido a um manejo ou instalações inadequadas, podendo gerar um acidente ou queda na produtividade com o animal.

Um manejo irracional (Agressivo) do gado, traz prejuízos na atividade pecuária, como contusões dos animais, estresse que leva a diminuição do ganho de peso, queda nos índices reprodutivos, menor qualidade da carne, baixa resistência a doenças e levar acidentes com funcionários. O Estresse é um dos fatores mais prejudiciais ao sistema imunológico (maior susceptibilidade a doenças) e ao desempenho reprodutivo e produtivo. O estresse leva a um gasto de energia muito elevado pelo animal, e esse estresse no pré-abate prejudica a qualidade da carne (queda do pH pós-abate), gerando em uma carne escurecida e seca (“dark cutting” ou “DFD”), de baixa qualidade e não aceita pelo consumidor, além de menor tempo de vida útil na prateleira. Até a gordura de marmoreio da carne é prejudicada.

Os Bovinos têm visão panorâmica, podendo olhar ao redor sem virar suas cabeças, e tem percepção de profundidade inferior, por isso ele recua ao ver sombras, poças d’agua e hesitam diante de contrastes fortes de claro e escuro. Os animais são sensíveis a ruídos altos ou desconhecidos, portanto durante a lida as pessoas devem falar calmamente, com tom de voz baixo, pois gritar com um animal deixa o assustado e ele pode reagir agressivamente, atacar ou tentar fugir por medo.

Com isso as dicas são, planeje os procedimentos de manejos da fazenda. Mantenha o gado familiarizado com as pessoas e diferentes tipos de manejo (a cavalo, de moto ou a pé). Tenha bastante cuidado com o manejo dos bezerros na desmana, programe um “treinamento” de curral. Tente fazer todo manejo com calma e silencio, tendo cuidado com o embarcadouro. Elimine o uso de ferrões e choque, e use bandeiras. O gado deve sair calmamente do curral para o pasto. O manejo dos animais pode ocorrer desde o momento em que nascem, para assim qualquer categoria a primeira experiência em um curral deve ser a mais tranquila possível. Contudo os princípios mais importantes para um bom manejo e ter calma, observação e bom senso.

Referências Bibliográficas:

https://blog.belgobekaert.com.br/agro/manejo-racional-de-bovinos-3-tecnicas-para-realiza-lo-da-melhor-forma/

https://www.coimma.com.br/blog/post/importancia-do-manejo-racional-de-bovinos-na-qualidade-da-carne

https://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va03-ambiente04.pdf

https://blog.belgobekaert.com.br/agro/manejo-racional-de-bovinos-3-tecnicas-para-realiza-lo-da-melhor-forma/

https://www.beefpoint.com.br/manejo-racional-dos-bovinos-5255/

Mariane Campo
Supervisora técnica