Local: Centro de Pesquisa e Teconolgia – Potensal Nutrição Animal
Município: Santo Anastácio-SP
Departamento Técnico – Potensal
Departamento Desenvolvimento e Tecnologia de Produtos – Potensal
Instalação e Método
O ensaio experimental foi realizado no “Centro de Pesquisa e Tecnologia” da empresa “Potensal – Nutrição Animal” localizada no município de Santo Anastácio-SP.
Foram utilizadas 32 novilhas F1 Angus x Nelore, com peso médio inicial de 217,84 Kg. O experimento teve início no dia 30/03/2017 com os animais recém-desmamado com o término no dia 10/05/2018, perfazendo um período total de 405 dias.
Os animais foram mantidos em pastagem de Brachiária brizantha cv. Piatã em sistema de pastejo rotacionado, com 7 dias de ocupação e 21 dia de descanso, perfazendo um total de 4 piquetes de 2 hectares cada, totalizando a área de 8 hectares. Na área experimental foi realizada adubação de manutenção (calcário, fósforo, potássio) e 150 kg de nitrogênio/hectare dividido em 3 parcelas de 50 kg.
Na praça de alimentação, dispunha de 4 cochos eletrônicos “Alimentadores Intergado” com acesso de 8 animais/cocho. Com a utilização dos cochos eletrônicos, foram coletados inúmeros dados individualizados por animal, como o consumo de suplementos e comportamento animal.
Os animais foram suplementados com 3 tipos de produtos “Potenmix Águas/Proteico” e “Potenmix Energético”. O “Potenmix Águas/Proteico” foi fornecido no 1º período (112 dias) e “Potenmix Energético” no segundo período (293 dias), conforme o modelo de sistema de produção, ou seja, da desmama à IATF.
Conclusão do Sistema
√ Com o sistema de produção utilizando suplemento proteico na seca e suplemento energético nas águas, obteve-se o índice de prenhez de 83,9%, mostrando ser um sistema extremamente lucrativo e eficiente.
√ Com o sistema de produção utilizando suplemento proteico na seca e suplemento energético nas águas, novilhas “F1 Angus x Nelore” atinge a idade para IATF aos 15 meses de idade com 330 kg de peso corporal.
√ O sistema de reprodução de novilhas precoces mostra inúmeras vantagens dentro do sistema de produção: redução de uma categoria improdutiva, aumento no faturamento com a venda de bezerros, aumento do faturamento com a venda de vacas de descarte, possibilidade de melhoramento genético do rebanho com maior rapidez.
Imagem 1: Início do experimento (30/03/2017):
Imagem 2: 1º Diagnóstico de prenhez (19/03/2018):